A cultura medieval lamecense

Património Cultural
Data: quarta, 18 de dezembro de 2019 10:20

Local: Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

A cultura medieval é o mote para uma viagem à Idade Média por terras de Lamego, uma cidade coberta pelo manto venerando da História, que mergulha as suas raízes nas origens de Portugal, onde Almacave é sinónimo de portugalidade e fé religiosa e o nosso Castelo testemunha das heroicas fortalezas que construíram a realidade nacional, e que na época se caracterizava por ser sede de bispado, ter assento em Cortes, possuir feira de importância regional e mercado permanente, com uma colmeia mesteiral muito viva, dispondo, ainda, de conventos e uma sede de judiaria.

 

Mas como seria a vida cultural da sociedade lamecense nestes tempos medievais? Como viviam os cerca de 6 000 habitantes, distribuídos pelas classes privilegiadas - clero e nobreza - e a grande massa designada por vilã? De quem dependia a instrução, que escolas existiam, além das episcopais e conventuais, o que se ensinava, ou de que forma a atividade trovadoresca ou jograleira, os livros, a música ou as tradições faziam parte do quotidiano cultural lamecense? Estes são alguns dos temas que a palestra proferida pelo medievalista Paulo Barradas procurará dar resposta. A não perder!

 

paulo barradasPaulo Barradas é Licenciado no Curso de Humanidades pela Universidade Católica e professor da Escola Secundária da Sé, em Lamego.
Cedo se interessou pela História e Cultura Medievais, tendo feito o seu Mestrado na Universidade do Minho, com uma dissertação sobre o “Rapto das Mulheres nos Livros de Linhagens; mais tarde, doutorou-se na Universidade de Coimbra, também na especialidade de História da Idade Média, com um trabalho sobre o Martirológio da Sé de Lamego, parcialmente editado nos Portugaliae Monumenta Historica, edição da Academia das Ciências de Lisboa.
É membro integrado do Centro de Estudos Clássicos (CEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
E colabora com Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Atualmente desempenha funções de Técnico Superior no Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lamego com responsabilidades sobre os espaços patrimoniais do Castelo de Lamego e o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica.

 

Telefone
254614013
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Mapa


 

Todas as datas


  • quarta, 18 de dezembro de 2019 10:20

Criado em iCagenda

Contactos e Horário

Biblioteca Pública Municipal de Lamego

Rua de Almacave nº 9, 5100-108 Lamego

Horário: 09h00 - 12h30 e 14h00 - 17h30

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 254 614 013

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.