Cinema na Biblioteca

 

cartaz cinema biblioteca lamegoNo âmbito da promoção da literacia para o cinema, a Biblioteca Pública Municipal de Lamego promove um conjunto de sessões de cinema e de divulgação de obras cinematográficas junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais na leitura e interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas lamecenses. Com a participação do realizador José Fernandes, licenciado em Cinema, Video e Comunicação Multimédia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que como realizador viu os seus filmes serem exibidos e premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais, ensinar a criar um argumento, fazer um story-board, redigir um roteiro, conhecer os variados movimentos de câmara ou orientar os atores serão temas e competências abordadas nas diversas sessões.

O cinema é o veículo artístico escolhido para assinalar este ano em Lamego o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

A Biblioteca Municipal vai promover a exibição de uma curta metragem, protagonizada por alunos de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, no próximo dia 30 de novembro, às 14h30, e que será comentada posteriormente pelo realizador José Fernandes.

Recorde-se que no âmbito da promoção da literacia para o cinema, a Biblioteca Municipal já promoveu a apresentação de diversas sessões de cinema e de divulgação de obras cinematográficas junto do publico escolar, com o objetivo de garantir instrumentos essenciais para a sua leitura e interpretação.

Licenciado em Cinema, Video e Comunicação Multimédia pela Universidade Lusófona, o jovem realizador José Fernandes já viu alguns dos seus filmes serem premiados em festivais nacionais e internacionais.

 

1

O cineasta José Fernandes durante a sua intervenção com alunos do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência [30 de novembro de 2017].

cinema biblioteca lamego

Biografia
José Manuel da Silva Fernandes estudou Antropologia, licenciou-se em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em Lisboa (2006), e fez o mestrado DOC NOMADS em Artes – Realização de Documentário (Documentary Film Direction) em Lisboa, Budapeste e Bruxelas (2016). Trabalhou como operador de câmara, som e montagem em Portugal (2006), Itália (2007), nos EUA (2009 / 2010)  e viveu temporariamente no Japão, Coreia do Sul e Taiwan. Fez o seu primeiro filme em 2005 intitulado TUDO VAI ACABANDO. Desde então, produziu, escreveu e realizou vários filmes como SOMBRAS DO PASSADO (2006), WAKASA (2011), PARA LÁ DO MARÃO (2014), e DA CASA DO VINCENT NA BORINAGE (2016). Ambos filmes poéticos, foram premiados e seleccionados por festivais nacionais e internacionais destacando-se o Doclisboa (Portugal), IndieLisboa (Portugal), Punto de Vista (Espanha), Trento (Itália), e Jihlava (República Checa).

 

 

Contactos e Horário

Biblioteca Pública Municipal de Lamego

Rua de Almacave nº 9, 5100-108 Lamego

Horário: 09h00 - 12h30 e 14h00 - 17h30

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 254 614 013

Newsletter