SONA | Desenhando histórias na areia

Oficina
 Inscrições encerradas
 
15
Data: quinta, 19 de julho de 2018 10:30 - 11:30

Local: Biblioteca Pública Municipal de Lamego  |  Localidade: Lamego, Portugal

A arte de contar histórias em desenhos, conhecidos como sona (plural de lusona), são parte integrante da tradição oral do povo africano Tchokwe que serve como memónica no contar de histórias. Nesta oficina, João Figueiredo, antropólogo e investigador, abordará este processo de construção de desenhos na areia como uma técnica interessante e inovadora de promoção da leitura.

 

joaoJoão de Castro Maia Veiga Figueiredo é licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direitos Humanos e Democracia, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e doutor em Altos estudos em História, ramo Império, Política e Pós-Colonialismo, pela faculdade de Letras da mesma Universidade.

A sua tese de doutoramento, de título Política, Escravatura e Feitiçaria em Angola (seculos XVIII e XIX) foi orientada pelo Prof. Doutor Fernando Catroga, e a sua tese de licenciatura em Antropologia Social e Cultural, Batalha das Flores: a luta de Lamego por um futuro melhor, foi supervisionada pelo Prof. Doutor Nuno Porto.

Autor de vários artigos, em periódicos nacionais e internacionais (Holanda, Brasil), foi palestrante nos principais seminários nacionais dedicadas ao tema da História de África, bem como em inúmeras conferências, tendo apresentado o seu trabalho também em Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Itália, Brasil, França e Moçambique.

É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC), e colaborador do Centro de História da Sociedade e Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (CHSC-FLUL).

Pertence à Associação Portuguesa de Antropologia e à European Association of Social Anthropologists, sendo sócio da Royal African Society, da African Studies Association do Reino Unido, e ainda da Associazione per gli Studi africani in Italia.

 

 

Lugares disponíveis
Não existem bilhetes disponíveis para esta data
Número de lugares
15
Telefone
254614013
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Endereço
R. de Almacave 9
5100-108 Lamego, Portugal

 

Mapa


 

Todas as datas


  • quinta, 19 de julho de 2018 10:30 - 11:30

 

Lista de participantes

Marisa MacedoMarisa Macedo (15)

Criado em iCagenda

Contactos e Horário

Biblioteca Pública Municipal de Lamego

Rua de Almacave nº 9, 5100-108 Lamego

Horário: 09h00 - 12h30 e 14h00 - 17h30

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 254 614 013

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.