Pré-lançamento do livro "Amor à margem da lei"   "Uma vida, uma obra" constituiu a...
Animação da leitura com "As aventuras da Cuscas" A Câmara Municipal de Lamego assinalou o Dia...
Spoken word com a escritora Luísa Sousa 19 de outubro | 10h30 | Biblioteca Pública...
Livros que constroem a História de Lamego Lamego é uma cidade marcada,...
"Patronato de São José" visita a Biblioteca de Lamego .No passado dia 18 de julho (2018), a BPML...
SONA | Desenhando histórias na areia Numa época em que as Bibliotecas...
Uma viagem ao "mundo" das Bibliotecas Uma viagem ao "mundo" das Bibliotecas foi...
Afinal, o que é isso de ser "youtuber"? No passado dia 5 de julho, os 40 participantes...

Diálogos com o Património Cultural Lamecense

Durante o mês de novembro de 2018, a Biblioteca Pública Municipal de Lamego promoveu um ciclo de Diálogos com o Património Cultural Lamecense, que pretendeu colocar em destaque o riquíssimo património cultural existente na cidade de Lamego, contribuindo, desta forma, para reforçar o sentimento de pertença a uma terra e a uma comunidade comum. No Ano Europeu do Património Cultural (2018), este ciclo de diálogos constituiu-se como um espaço de encontro e diálogo sobre a importância e a valorização do nosso património.


Diálogos com o Património Cultural lamecense decorreu às quintas-feiras, durante o mês de novembro, na sala de leitura da Biblioteca Pública Municipal, com Manuela Vaquero, dedicada investigadora e profunda conhecedora da realidade cultural lamecense.

Na primeira "lição" deste ciclo diálogos, Manuela Vaquero dissertou sobre as "Casas Senhoriais: constrói-se uma casa… não se sabe para que destino", no Centro Diocesano de Promoção Social - ERPI Casa de S. José. "Igrejas e Conventos: ver com outros olhos…" foi o mote da segunda lição proferida, na Biblioteca Municipal aos alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL). Na terceira sessão, desta vez dedicada, entre outros, ao poeta lírico lamecense Fausto Guedes Teixeira e aos poetas, ainda vivos, Fernando Marado e Macário Ribeiro de Almeida, dialogou-se com um grupo de jovens alunos do ensino secundário do Colégio de Lamego, sobretudo, sobre a vida e obra de Fausto Guedes Teixeira, poeta que se inseriu na corrente estética do neorromantismo e que, na sua época, se distinguiu pelo seu grande idealismo e a sua "lírica lúgubre, contemplativa e melancólica". Por fim, no acolhedor ambiente da sala de leitura da Biblioteca Municipal, o derradeiro diálogo teve como tema a “Inquisição por Terras de Lamego: uma realidade desconhecida” e contou com a presença de um grupo de jovens estudantes do 11º ano da Escola Secundária de Latino Coelho, que dialogaram e ouviram atentamente  os ensinamentos de Manuela Vaquero.

Contactos e Horário

Biblioteca Pública Municipal de Lamego

Rua de Almacave nº 9, 5100-108 Lamego

Horário: 09h00 - 12h30 e 14h00 - 17h30

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 254 614 013

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.