A Diocese de Lamego na construção do património lamecense

Lamego, Portugal
O município de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego, promove durante o próximo mês de dezembro um ciclo de diálogos no qual se pretende destacar o riquíssimo património cultural existente na cidade de Lamego, procurando-se, desta forma, valorizar e reforçar a consciência da continuidade das gerações e o sentimento de pertença a uma comunidade comum que deve estar comprometida com a preservação e salvaguarda da herança cultural legada pelos lamecenses que nos precederam.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória; limitada à capacidade da sala de leitura.
João Carlos Costa Morgado nasceu a 09 de fevereiro de 1968 em S. Sebastião da Pedreira, Lisboa. Entrou para o Seminário Maior de Lamego em 1984 onde concluiu o Curso Filosófico-Teológico em 1991
Ordenado presbítero em Julho de 1992, foi enviado para pároco de Salzedas, Vila Chã da Beira e Cimbres. Em 1996 partiu para França onde foi capelão dos emigrantes portugueses da diocese de Evry-Corbeil-Essonnes e aluno do Institut Catholique de Paris onde concluiu o mestrado em Teologia e Origens Cristãs com uma dissertação sobre o amor nos escritos pastorais de Santo Agostinho, pesquisa sobre os Comentários à Primeira Epistola de São João a 10 de junho de 1999 tendo obtido a Capacité doctorale no ano seguinte.
Regressado a Portugal em 2000, foi professor no Seminário de Lamego e no Instituto Superior de Teologia Beiras e Douro, em Viseu. Ao mesmo tempo foi pároco em várias paróquias e formador nos seminários de Lamego e Resende.
Desde 2008 é Director do Arquivo Museu Diocesano de Lamego e a partir de 2012 Responsável do Departamento para os Bens Culturais, Patrimoniais e Arte Sacra da Diocese de Lamego.
Nomeado Pró-Vigário Geral da Diocese de Lamego em 2013 e cónego capitular em julho de 2018.
Todas as datas
- quinta, 19 de dezembro de 2019 18:00
Criado em iCagenda