Voluntários da Leitura
Os nossos amigos e voluntários de leitura desempenham um papel importante nos projetos promovidos pela Biblioteca Pública Municipal de Lamego, visto que disponibilizam generosamente algum do seu tempo para promover o prazer de ler, desenvolvendo, assim, uma forma de empenhamento cívico que promove as potencialidades das novas gerações, com efeitos muito relevantes no seu sucesso escolar e desenvolvimento intelectual.
Aurora Simões de Matos
Aurora Simões de Matos é professora do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Coordenadora Pedagógica do concelho de Lamego, no conturbado pós 25 de abril. Nesse sentido, frequentou variadíssimas ações de formação e orientou outras tantas, destinadas à atualização das novas pedagogias, decorrentes da democratização do ensino. Hoje, aposentada, tem correspondido a diversos convites, por parte de Câmaras Municipais e Redes de Bibliotecas Escolares, no sentido de colaborar em dinâmicas de motivação ao Livro e à Leitura, em escolas do Ensino Básico e Secundário. Membro de júri em concursos destinados a crianças ou adultos, no âmbito da crónica, do conto e da poesia. Fez palestras e recitais de poesia, em diversos palcos locais e nacionais. Colaborou em múltiplos órgãos da imprensa regional escrita e falada. Autora e apresentadora de programas radiofónicos diversos. Deu entrevistas para jornais, revistas, rádios e televisões. Fundadora e dinamizadora da Tertúlia Artes e Letras de Lamego. Escreveu oito livros, com várias edições. Premiada por instituições portuguesas e brasileiras ligadas à cultura. É natural que se assuma como "Voluntária da Leitura da Biblioteca Pública Municipal de Lamego".
Ricardo Pereira
Ricardo Pereira. Desde muito novo, alimenta-se da escrita para dar novos mundos a si mesmo e a escrita alimenta-se dele para mostrar ao país e ao mundo como vai a cidade de Lamego. Quando deixou para trás o Liceu Latino Coelho, licenciou-se em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior, e completou o Curso de Ateliê Jornalístico de Imprensa no Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR). Já escreveu em diversos órgãos de comunicação social local e regional. Mais tarde, aventurou-se na assessoria de imprensa, onde integrou equipas multidisciplinares, responsáveis pela definição de estratégias globais de comunicação de empresas nacionais e internacionais. Regressou depois ao Douro e a Lamego, um berço que nunca esqueceu, onde atualmente é responsável pela assessoria de imprensa e protocolo no Município de Lamego e na Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Para além da família, cuida de outras duas paixões: a corrida e o cinema. É Voluntário da Leitura da Biblioteca Pública Municipal de Lamego.