A Biblioteca Pública Municipal de Lamego tem como missão fundamental garantir a toda a comunidade que serve o acesso universal e gratuito, através da preservação, desenvolvimento e partilha da sua coleção documental, ao Conhecimento, à Informação e à Cultura. Além disso, deve procurar promover a descoberta e o encontro com o livro e a leitura, potenciando a reflexão crítica sobre tudo o que nos rodeia.
Fundada no segundo quartel do século XIX, a biblioteca abriu definitivamente ao público em 1989, procurando cumprir, desde então, uma dupla e nobre missão: preservar um precioso património documental, a nós legado por gerações passadas, e, simultaneamente, divulgar e partilhar o livro, estimulando o envolvimento dos seus leitores, sempre numa dimensão de promoção da leitura pública e de um espaço de encontro aberto a todos.
Com o intuito de aumentar e facilitar a sua acessibilidade, o fundo documental da biblioteca, construído de forma global porque procura abraçar todas áreas do conhecimento, encontra-se pesquisável no seu catálogo online (pode ser consultado AQUI).
Embora existindo a consciência de que a quantidade de "escritores bons" é tão grande e de que os leitores atuais alteraram profundamente a sua relação com o espaço e com o tempo, continuamos, ainda, à procura de efabulação e histórias incríveis de imaginários únicos, desejosos de voltar aos livros com um poder e força de atração inigualáveis. Neste sentido, lançamos algumas sugestões sobre o que vamos ler em 2022.
|
O Jardim dos Animais com Alma
de José Rodrigues dos Santos
Sinopse
O cadáver de um etólogo aparece num tanque do Oceanário. Pistas comprometedoras são descobertas na posse da sua colaboradora Maria Flor. A Judiciária decide prendê-la. Só uma pessoa a pode ajudar: Tomás Noronha. Para ilibar a mulher, Tomás terá de encontrar o verdadeiro autor do crime. Isso implica compreender o trabalho secreto da vítima. E decifrar uma misteriosa pintura esotérica de Hieronymus Bosch. No fim do caminho está um dos mais maravilhosos segredos da natureza.
|
|
Servidão Humana
de W.Somerset Maugham
Sinopse
"Servidão Humana" é um dos romances mais emblemáticos do século XX e a obra-prima de Somerset Maugham. Esta narrativa clássica de entrada na idade adulta conta a história de Philip Carey, alter ego do autor na sua juventude, dividido entre o fervor religioso da família e o desejo de liberdade que os livros e os estudos lhe dão a conhecer.
|
|
Enfrentando uma campanha
de João J. G. da Encarnação
Sinopse
Enfrentando uma campanha é uma corajosa narrativa autobiográfica do lamecense João da Encarnação, que recorre ao livro como testemunho de momentos marcantes e difíceis que viveu nas primeiras décadas do século XX, na antiga e nobre cidade de Lamego.
|
|
A Leste do Paraíso
de John Steinbeck
Sinopse
Os solos férteis do vale de Salinas, na Califórnia, são o cenário deste grande fresco histórico que acompanha os destinos de duas famílias, os Trask e os Hamilton, desde os dias da Guerra Civil Americana ao pós-Primeira Guerra Mundial. A inexplicabilidade do amor e as consequências criminosas da sua ausência estão no centro deste romance, publicado originalmente em 1952..
|
|
Os Contos do Jardim das Estações
de
Sinopse
Imaginem um jardim no qual as crianças podem construir os seus sonhos, um jardim em que a natureza se torna inspiração para a construção de um mundo melhor. "Os Contos do Jardim das Estações" são histórias que transmitem mensagens de esperança, são conversas entre animais e crianças, tornando o universo inteiro numa imensidão de amor.
|