Abel Ribeiro - um escritor lamecense
Nasceu na freguesia de Magueija, Lamego, em 1903. Diplomou-se pela Escola Normal de Vila Real, em 1921. Exerceu o Magistério na freguesia da Penajóia - como professor interino. EM 1929, foi provido na escola de Ferreirim, concelho de Sernancelhe; mais tarde, em Crestuma, Gaia - e, por, fim, no Porto.
João Araújo de Correia encontra no seu estilo uma expressão natural, correta, pinturesca, um resto de casticismo, e a crítica literária considera-o um prosador experimentado, revelando grandes dotes de observador, manejando o diálogo com fluência e naturalidade, dando à prosa vibração, carácter e colorido (O Comércio do Porto).
Publicou várias obras, com destaque para Sem Pátria (novelas, 1931), Modelos de Cartas para intercâmbio escolar e A Baroa e outros contos, este último constituindo-se como verdadeiras e lúcidas memórias da terra onde nasceu. Colaborou em vários jornais e revistas, como Beira-Douro, Voz de Lamego, Boletim da Casa Regional da Beira-Douro e, ainda, no Diário do Norte, do Porto.
A Baroa e outros contos e Modelos de Cartas para intercâmbio escolar podem ser consultados na Biblioteca Pública Municipal de Lamego.