Paula Araújo - uma escritora de alma lamecense no Ribatejo
Paula Araújo é natural de Lamego, residindo atualmente em Riachos, Torres Novas. Durante três anos viveu na região de Leiria.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras de Coimbra em 1992, lecionando presentemente Inglês, na localidade da Chamusca. Ainda em 1990, reescreve uma parábola de Kafka e cria um conto intitulado Entre a Névoa Branca, com o qual recebe uma Menção Honrosa nos Jogos Florais de Évora.
Em 2004, a autora publica, em edição de autor, o conto autobiográfico Cumpriu-se a Sentença do Céu…, fazendo um retrato comovente dos acontecimentos trágicos dos incêndios ocorridos, a 2 e 3 de agosto de 2003, no concelho da Chamusca.
Durante alguns anos escreve artigos de opinião, em colaboração com o semanário regional O Riachense.
Em maio de 2011, publica uma coletânea de dez contos infanto-juvenis para todas as idades, intitulada Histórias Sem Idade, apresentada, posteiormente, na Biblioteca Pública lamecense. Em 2014, com Salvador e a Talha da Felicidade estreia-se no romance juvenil, levando às camadas mais jovens uma história de valores, episódios de aventura, mistério e magia na região do Douro, em que o mundo natural é enfatizado como se tratasse de uma personagem viva e presente.
Os Segredos do Lapedo (2017) continua na vertente do romance juvenil, cujo cenário é o Vale do Lapedo, onde as aventuras de alunos num acampamento revelam a beleza do lugar, o património natural e histórico do local, numa sequência de acontecimentos do dia a dia, em busca da valorização da amizade e da partilha, em que o real se embrenha na ficção.
"Sou muito mais lamecense de alma do que ribatejana. Tenho em Lamego grande parte da minha família e muitas saudades..." Paula Araújo.