Encontro com o escritor Fernando Marques Pereira

fernndo pereira lamego

15 de abril de 2016
10h30 - Biblioteca Pública Municipal de Lamego

Fernando Marques Pereira é natural da região de Lafões, Igarei, Queirã, Vouzela, onde nasceu a 15 de março de 1961, e reside atualmente em Viseu.

É professor do 2.º ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. Das suas aulas procura fazer laboratórios de ensaios pedagógicos para textos, letras de canções e músicas que compõe para os seus alunos, e que depois gosta de ir acrescentando aos temas dos seus espetáculos musicais, com a banda Fernando Pereira Prof. & os Stores.

É responsável e autor de um projeto de promoção da leitura, que desenvolve junto de escolas do 1.º ciclo e bibliotecas municipais, em articulação com algumas câmaras, e que batizou com o nome de “Borrifos de Encanto e Fantasia”.

Inconformado por natureza, menino sonhador por vocação, tem 5 livros publicados: "Clube dos Poetas Recém-Nascidos" (2001), em co-autoria com os seus alunos do 6.º B da Escola Infante D. Henrique, Repeses; "Abecedário de Valores" (2003), livro didáctico para as aulas de Formação Cívica, em co-autoria com uma colega de profissão; o projeto didático-musical "Escola de Todos" (2005), composto por um livro "Da Escola de Todos à Escola Devida" e um CD "Escola de Todos", da banda Fernando Pereira & os Stores; “Angelina... Uma Luz ao Fundo do Espelho” (2011), o seu primeiro romance e o início de uma trilogia, tendo Angelina por personagem principal e como temática as suas dificuldades na escola e no mundo onde se quer inserir; e “Angelina... e os Pais Separados”, também romance e agora editado, constituindo o 2.º elemento da referida trilogia. Neste, mantendo a escola em fundo, como o próprio nome indica, as malhas da história enlaçam-se em torno da difícil conciliação entre os direitos dos pais em terminar com o casamento e o direito dos filhos a crescerem de forma segura e saudável.    

Tripartilhando a paixão de viver pela docência, música e escrita, o seu grande e permanente desafio é condensar, harmonizar e satisfazer estas 3 áreas na realização do trabalho diário.

 

Contactos e Horário

Biblioteca Pública Municipal de Lamego

Rua de Almacave nº 9, 5100-108 Lamego

Horário: 09h00 - 12h30 e 14h00 - 17h30

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 254 614 013

Newsletter